terça-feira, 14 de julho de 2015

Brasil condenado a ser um eterno emergente.

O país eternamente emergente

Na minha modesta visão, o Brasil esta condenado a ser emergente para sempre e existem razões para isso.
 
Como nós copiamos mais recentemente o modelo econômico da Argentina, poderemos ficar como eles decadentes para sempre.
 
Os caiapós nacionais adaptaram-se bem a este modelo econômico que faz todos procurarem desesperadamente por um emprego público, e quase ninguém tentar empreender, inventar, e criar coisas novas.
 
Todos os incentivos aqui são para procurarmos a proteção do estado, e a população  ( classes A,B,C etc) como é de sua genética, tem obedecido muito bem a estes estímulos.
 
O modelo necessita muitos recursos na mão do governo,tradução mais impostos e com isto esmagar com impostos quem produz, quem inventa, e quem cria riquezas. Afinal como vão ser gerados todos os recursos para a proteção imensa que o estado dá para tanta gente, inclusive industriais.
 
A perspetiva otimista é emergentes, exportadores de matéria prima, para sempre, a menos favorável é que podemos entrar pela via da decadência relativa para sempre, como a Argentina nos últimos 100 anos.
 
Aqui empresas como a Microsoft, a Google, a Twitter, a Apple não tem um ambiente favorável para nascer e se desenvolver.
 
No Brasil o incentivo é a procura é de concursos públicos, de concursos do BB e da Caixa, de recursos subsidiados pelo BNDES, e para os menos afortunados do Bolsa Família.
 
Enquanto isto não mudar ( assim como gregos, portugueses, espanhoes e italianos) não há como se imaginar que o Brasil tenha as condições mínimas para ser só um grande exportador de produtos primários para as nações desenvolvidas e ser um eterno emergente. No máximo ser uma grande e decadente Argentina.

                                              Desvendando a América Latina
                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário