quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Porque o capitalismo brasileiro, é sempre um pangaré?

Os empreendedores brasileiros são os que menos inovam em processos e tecnologia os seus negócios mostra estudo

Fico me perguntando, os cidadãos que pelas circunstâncias nascem em famílias abastadas, geralmente usufruem de boas escolas particulares, cursos de intercambio no exterior, e outras perfumarias acadêmicas que em tese deveriam criar uma elite empreendedora e moderna, como eles explicam este estudo, que magia seria essa que sempre nos coloca entre os últimos em qualquer ranking? Somos de fato um case a ser estudado? porque deve haver alguma explicação para este lugar abrigar tantos pascácios por metro quadrado. O estudo avaliou 44 países ( O Forúm Ecônomico Mundial fez a pesquisa), somente 6 % de empresários nacionais investem em inovação isso mesmo 6 %, o resto copia processos ( não que não se possa faze-lo o problema é quando este método vai acomodando o empreendedor) Argentina (29%), México (22%) e Uganda (12%) sim Uganda ( o empreendedor dela é mais inovador é inacreditável). Fatores como a burocracia, a falta de mão de obra qualificada e elevados tributos e custos de produção foram apontados como algumas das principais dificuldades, segundo os empresários brasileiros ( só que que ao invés de apoiarem agendas liberais e abertura econômica recorrem ao mesmo estado para protege-los da concorrência estrangeira, não é um paradoxo?). 

Inovação - WEF

O Chile adotou a Escola de Economia de Chicago ( liberal) por exemplo ( tão agredida pelos socialistas caviars nacionais) o país tem um programa (Startup Chile), que atrai empresários estrangeiros para montar negócios no país ( os daqui talvez não queiram concorrência já faz parte do DNA mercadinho cativo é sua principal ambição) quem administra este programa chileno?A Corfo (Corporación de Fomento de la Producción), uma entidade pública que tem como missão a melhora da competitividade e a diversificação da produção chilena.
Os empresários nacionais querem o governo ( nossos impostos ) como principal cliente,por isso estamos nos tornando uma economia primário exportadora. 
Na área da legislação há dois exemplos que merecem destaque: a lei "Tu empresa en un día", que estabelece que companhias podem ser criadas, modificadas ou divididas por meio de uma plataforma virtual administrada pelo Ministério da Economia; e a lei que beneficia empresários que buscam soluções para problemas de endividamento e que queiram encerrar seus negócios. "Todos esses fatores conjuntos criam um ecossistema favorável ao empreendedorismo e à inovação, que fez com que o Chile tenha se sobressaído no estudo", explicou José Ernesto Amoros Espinoso, pesquisador da Universidad del Desallorro. 
A Colômbia com todos o seus problemas com as FARC ( narco terroristas que o PT quer transformar em grupo politico) a Colômbia foi outro destaque positivo do estudo. Os dois países foram os únicos que apresentaram índices elevados nos três itens considerados na pesquisa. Em relação à inovação, Espinoso explica que o país foi estratégico ao investir em polos regionais de desenvolvimento, distribuindo o estímulo à atividade empreendedora por todo o país, a partir da troca de experiências de grupos. Reflexo disso é o fato de Medelín, e não a capital, Bogotá, ser reconhecida como o principal centro de inovação do país.
A falta de diálogo entre a academia e a empresa no Brasil, talvez seja o grande obstáculo no Brasil para formarmos um cultura capitalista, criamos  jovens cujo principal sonho é ser funcionário público e aqueles que se tornam grandes querem o BNDES como parceiro.
A esquerda caviar brasileira, pode ficar tranquila sua aliança medíocre apesar de prejudicar o país, com os empreendedores tupinambás, pode assegurar riqueza para eles e para os pseudo empresários nacionais individualmente, mais que prejudica o país como um todo a isso prejudica.   
                                           O Chile socialista antes e o Chile capitalista hoje

                                                                             


                                                                               

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário