quinta-feira, 9 de abril de 2015

Regredimos, o pesadelo da inflação voltou.

O que fez o Plano Real dar certo antes de esta esquerda irresponsável trazer de volta todos os fantasmas que acompanharam o país na década de 80.

Reduzir as despesas do Estado e equilibrar o orçamento público;
Reduzir e controlar a quantidade de moeda em circulação;
Liberalizar os preços de quaisquer tabelamentos;
Liberalizar a taxa de juros;
Liberalizar a taxa de câmbio;
Eliminar todos os subsídios

Estes mecanismos acabaram tirando o país, da condição de pária internacional depois de anos de planos de estabilização econômica, onde o fortalecimento do estado regulador.sempre os acompanhava.


E o que fez a petralhada ? estimulou a demanda agregada, para que assim o país pudesse se recuperar do tombo causado pela crise dos Estados Unidos e da Europa. A taxa de juros foi reduzida de forma artificial, os bancos públicos passaram a emprestar dinheiro, sem solicitar garantias,para a população e o governo aumentou seus gastos ( para paga-los só com nossos impostos claro). Os brasileiros então, munidos com cartões de crédito de todos os tipos, foram de forma irresponsável às compras, o que gerou uma forte pressão na demanda e claro o aumento de preços..


Dessa forma, as pessoas puderam comprar casas, móveis, eletrodomésticos e vários outros produtos. Entretanto, o governo não apenas aumentou a emissão de moeda (que gera inflação, inflação não é aumento de preços isto é consequência), como também fez com que inúmeras pessoas de endividassem. Atualmente, o brasileiro médio possui 45% de sua renda comprometida com o pagamento de dívidas
.
A inflação de preços atual, portanto, é maior do que a do período FHC, uma vez que a forte valorização cambial do período foi uma das componentes que mais contribuiu para a escalada de preços. Além disso, o reajuste dos preços administrados contribuiu para o aumento do índice.

O leitor tem que se lembrar de que, antes do governo FHC, o Brasil estava vivendo uma hiperinflação. Logo, para um governo que assumiu conseguindo resolver esse problema, uma taxa de inflação de 7%, 9% ou até mesmo 12% era uma conquista. Contudo, após a estabilização monetária e com as contas públicas saudáveis,

Portanto, a qualidade da inflação de cada governo é bem diferente. Por mais que a elevação da mesma durante o governo FHC também tenha ocorrido após 1999 , tal fato ocorreu por conta da forte desvalorização do câmbio e da elevação dos preços administrados. Já a inflação atual, é fruto de um aumento forçado da demanda agregada, que elevou o consumo das famílias, investimentos privados, e gastos públicos, através da concessão de crédito barato e redução da taxa de juros, sem que houvesse poupança para isso.

No link abaixo ha uma comparação de preços de ontem quando de fato plano real funcionava e os mesmos produtos com seus respectivos preços após a quadrilha marxista ter assumido o poder com o apoio daqueles que serão os maiores penalizados, é só ir clicando e comparando.

http://economia.terra.com.br/20-anos-do-real/

                                                                           

                                                                         

                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário