quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Caso único no mundo ocidental, não temos um partido de direita.

                      O incrível caso do país sem direita

Vejamos o cenário político brasileiro: na ponta esquerda, tem o jurássico PCO. Passa por socialistas radicais, como o PSOL e o PSTU, pelos comunistas conformados do PPS, pelos social-democratas do PT e do PSDB, pela esquerda verde do PV e se encerra no centro, onde estão PP e DEM. Não há, entre os 27 partidos brasileiros, um que se assuma como direitista, caso único no mundo ocidental.
A explicação.o Movimento Revolucionário de 1964,todas as grandes democracias do mundo têm ao menos um partido conservador forte, como o PP espanhol, o Partido Republicano dos Estados Unidos, a UMP francesa e o PDL italiano. O que teria levado a direita brasileira à lona enquanto, em outros países, como os vizinhos Chile e Colômbia, ela ocupa o poder máximo? 

O conceito moderno de direita considera que os indivíduos realizam as coisas melhor do que o estado. Que as liberdades individuais devem ser mantidas a todo o custo. E que os valores tradicionais da sociedade devem ser preservados. Nas democracias modernas, o conservadorismo se traduz como uma recusa ao estatismo, a defesa do livre mercado, a proteção da família e a oposição a medidas como a legalização de drogas e do aborto.

No Brasil, o discurso adotado pelos partidos políticos pouco se diferencia: todos adotam termos como “justiça social”, “distribuição de riqueza”, “igualdade”. quem seria contra todas estas panaceias?Expressões como "livre iniciativa", "responsabilidade individual" e "valores morais" raramente são ouvidas na boca de candidatos a qualquer cargo.
                                                                               Espectro político baseado na auto-declaração dos presidentes dos partidos revela: somos um país sem direita
                                                                            
Falta tradição –  A herança negativa deixada pelas legendas conservadores no país. Estes partidos foram contra a abolição da escravidão, contra o fim da monarquia e, na figura da Arena, apoiaram o regime militar. Não é uma ficha corrida das melhores. "Eles tiveram dificuldade de conviver com a democracia e ficaram com essa pecha de antidemocráticos." Infelizmente a direita brasileira não se modernizou.

                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário