sexta-feira, 5 de junho de 2015

O que fazer com o seu FGTS, nobre desempregado da era petista.

O que fazer com o seu FGTS, o nobre desempregado da era petista


A tragédia vermelha  (Caged) apenas para provar o que já imaginávamos: quando o povo cigarra acreditou em céu de brigadeiro da era petista
Para sermos mais precisos, foram fechados nada menos do que 97.828 postos de trabalho no país em abril deste ano, segundo o Caged.
O número é preocupante. A taxa de desemprego vem subindo no Brasil nos últimos meses. De 4,9% em dezembro do ano passado, já chegamos em 6,2% atualmente (para o conjunto as regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre). Em abril, o contingente de desempregados foi estimado em 1,6 milhão de pessoas pelo IBGE para essas regiões.
 Os sinais dos institutos de pesquisa são de que as empresas estão menos dispostas a contratar. 
Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que apenas 9% dos micro e pequenos empresários varejistas e prestadores de serviços (MPE) pretendem contratar mão-de-obra nos próximos três meses.  
Para 32% dos entrevistados, a principal dificuldade enfrentada para a manutenção e o crescimento de suas empresas é o cenário político-econômico.
Há um agravante: a inflação tem crescido mais do que o salário do brasileiro. Um número que mostra isso é a soma dos salários dos brasileiros empregados, que foi de R$ 49,3 bilhões em abril, 0,5% abaixo do valor de março e 3,8% abaixo da soma em abril de 2014. 
Esse número é calculado pelo IBGE, que faz determinadas ponderações e mostra que, na verdade, o poder de compra dos brasileiros está caindo.
Fizemos toda essa introdução não apenas para contextualizar melhor o tema dessa newsletter, mas também para dar mais força a uma mensagem importante a para quem acabou de resgatar o dinheiro do FGTS:
Não faça loucuras com seu dinheiro e, por favor, não deixe na poupança, onde ele será corroído pela inflação.
Você pode investir o seu dinheiro com segurança, em aplicações que te garantam liquidez para o caso de você precisar de dinheiro. Ainda que seu gerente de banco diga o contrário, é importante você buscar aplicações que paguem mais do que a poupança. 
A poupança tem retorno inferior ao de aplicações extremamente simples, como o Tesouro Direto, o CDB ou mesmo os fundos DI. 
Você deve ter ouvido falar, nas últimas semanas, que o saldo da poupança está minguando. De janeiro a abril, o saldo foi negativo em R$ 29 bilhões lembrando as pessoas resgatando para pagar compras sem planejamento
Somente o FGTS, que tem uma rentabilidade sofrível de tão baixa, consegue perder para a poupança com seus míseros 3% ao ano mais TR (taxa referencial, que dá mais 1% ao ano, mais ou menos).
Entenda - Num breve histórico, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) foi criado em 1966 com o objetivo de regularizar a relação "Empregador x Empregado" e constituir uma economia para o trabalhador quando ele se aposentar. 
Em 1986 passou a ser administrado pela Caixa Econômica Federal. 
O direito ao FGTS é dado aos trabalhadores com contrato de trabalho formal, regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e também aos trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e ainda atletas profissionais. 
É importante lembrar que o FGTS não é descontado do salário, mas sim uma obrigação de quem contrata. O empregador deposita numa conta aberta da CEF, em nome do empregado, o valor correspondente a 8% do salário do mesmo.
Você não quer tirar seu dinheiro de uma aplicação sofrível para colocar em outra um pouco menos sofrível com tantas opções melhores no país, não é mesmo?
Então, procure para o dinheiro do FGTS uma aplicação que renda mais do que a inflação, que atualmente é superior a 8% ao ano, e que tenha retorno pelo menos igual ao da taxa Selic, atualmente na casa dos 13,75% ano.
É importante ressaltar que o dinheiro resgatado através do FGTS não deve ser gasto com bens de consumo, como: carros, máquinas de lavar, computadores, entre outros produtos.
Se é que o espirito de cigarra, foi substituído pelo da formiga.
                                                                   
                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário