domingo, 29 de março de 2015

" Sigamos a cruz, pois se tivermos fé com este símbolo venceremos"

Evangélico não é apenas aquele que segue o protestantismo, mas todo aquele que de uma forma ou de outra tem sua doutrina baseada no Evangelho de Jesus, como os espíritas e os católicos, entre outros, afinal o Evangelho de Jesus não é privilégio de uma ou de outra religião. Além disso, quero dizer que sou espírita (ou kardecista, como muitos chamam o espiritismo, embora prefira o termo criado por Kardec, que é espiritismo e que é o correto), mas conheço um pouco de história das religiões antigas e contemporâneas.
Respondendo a sua pergunta nos termos usados por você, os evangélicos históricos ou tradicionais são aqueles que seguem as correntes protestantes oriundas de:
1) Lutero (são os LUTERANOS. Lutero queria denunciar falhas na condução do catolicismo e pregava mudanças no mesmo, se posicionando por exemplo, contra a venda de indulgências),
2) Calvino (são os PRESBITERIANOS e os CONGREGACIONALISTAS. Calvino queria reformar mesmo a religião, com uma maior observância da Bíblia e a princípios morais rígidos, de onde surgiram os antigos puritanos).
Além destas, temos como correntes protestantes históricas surgidas na Inglaterra:
3) ANGLICANISMO (é a igreja Anglicana, que surgiu apenas para satisfazer a um capricho do rei da Inglaterra, Henrique VIII, que queria se divorciar, contra a vontade do Papa. Criada a igreja, nomeou-se Chefe Supremo da Igreja da Inglaterra, que a nosso ver contraria o espírito da Reforma Protestante, que contestava exatamente haver uma liderança na igreja católica).
4) METODISMO (são os Metodistas. Inicialmente, eram discípulos de John Wesley, o qual deixou a igreja Anglicana para pregar nas ruas da Inglaterra. São conhecidos metódicos por sua estrita observância religiosa).
5) BATISTAS (Surgiram na Inglaterra e pode ser considerada dissidência da Igreja Anglicana. Rejeitam o batismo infantil (por aspersão de água) e adotaram um "batismo de fé" de adultos, pela imersão em água).
Depois a próxima corrente protestante a surgir foi o PENTECOSTALISMO, no início do século XX. Os pentecostais (Congregação Cristã no Brasil, Deus é Amor, Assembléia de Deus, Maranata, ...) eram os "crentes" estereotipados, ou seja: mulheres de cabelos compridos e saia, homens de terno e Bíblia na mão. Para os pentecostais, o ascetismo (recusa de usufruir dos prazeres da carne) e o sectarismo (isolamento do restante da sociedade) são necessários pois só assim, entendiam, poderiam se manter concentrados em Deus. Uma das igrejas pentecostais (a Deus é Amor) chega a proibir os fiéis de freqüentarem praia, praticar esportes ou participar de festas. Às mulheres ainda é vetado cortar o cabelo e se depilar. Ás crianças com mais de 7 anos, é proibido jogar bola, graças a uma interpretação de um versículo da Bíblia que diz "desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança". Para os pentecostais, o mundo é simples: o que não é de Deus, é o Diabo.
Até a década de 50, o PENTECOSTALISMO (oriundo dos EUA) foi o que imperou no Brasil, até a chegada da nova corrente evangélica (também oriunda dos EUA): era o NEOPENTECOSTALISMO. Os neopentecostais (Evangelho Quadrangular, Universal, Internacional da Graça de Deus, Sara Nossa Terra, ...) inauguraram no Brasil, com a chegada da Quadrangular, um PENTECOSTALISMO de costumes liberais. Com o NEOPENTECOSTALISMO sairam de cena os homens de terno (os fiéis, bem entendido, pois os pastores continuam a usar) e saíram de cena também as mulheres de pernas peludas e entram em cena pessoas que se vestem com roupas comuns e que não se adequam às normas rígidas de conduta. Para resumir, NEOPENTECOSTALISMO, quer dizer que Monique Evans, Gretchen, Marcelinho Carioca podem se considerar "crentes" sem deixar de ser o que já eram.
Para os neopentecostais, os homens não são responsáveis pelos atos de maldade que cometem: é o Diabo que os leva a pecar. Em uma sessão de descarrego (Ué? Eles usam termos da Umbanda?) da Igreja Universal, o pastor disse que, se o fiel enfrenta um problema há mais de 3 meses, é provável que esteja carregando um encosto (Ué, de novo um termo da Umbanda???), mas que se esse problema durar 1 ano ou mais, aí não haveria dúvida, a culpa seria do diabo (eita, pobre diabo do diabo que sempre leva a culpa de tudo).
O NEOPENTECOSTALISMO também apresentou a novidade da música gospel (que vem do, quem adivinha? Isso mesmo, dos EUA) e os pastores passaram a pedir palmas para Jesus, como num autêntico show... da fé. Porém, a inovação mais profunda do Neopentecostalismo foi a Teologia da Prosperidade que deu ao neopentecostalismo o apelido de "fé de resultados".
A Teologia da Prosperidade, segundo o autor de "Supercrentes - O Evangelho Segundo os Profetas da Prosperidade", o cientista da religião e pastor Paulo Romeiro, faz o fiel encarar Deus como um office-boy, pois o crente dá ordens e determina o que pretende. Não há qualquer reconhecimento das fragilidades humanas e das suas necessidades em relação a um Deus superior. E FOI UM PASTOR QUEM DISSE ISSO, NÃO EU.
Outra diferença entre eles, ainda em relação a Teologia da Prosperidade, é a existente entre a afirmação de Edir Macedo e a do líder da igreja Maranata, Pastor Paulo Cézar Brito. Com as igrejas neopentecostais o dinheiro passou a ter nova função: é preciso dar para receber, por isso Edir Macedo teria escrito que "devemos formar uma sociedade com Deus. O que nos pertence (nossa vida, nossa força, nosso dinheiro) passa a pertencer a Deus (esperto esse Macedo, não?) e o que pertence a Deus (as bençãos, a paz, felicidade, alegria e tudo de bom) passa a nos pertencer". Em oposição a essa posição vem o líder da Maranata dizer que a afirmação de Macedo "é uma contradição. A Reforma Protestante começou justamente porque Lutero se levantou contra a venda de indulgências". NOVAMENTE, FOI UM PASTOR QUEM DISSE ISSO, NÃO EU. O líder da Maranata, outra denominação evangélica, pentecostal, rejeita, portanto, a Teologia da Prosperidade, que é própria do NEOPENTECOSTALISMO.
No mais, os pentecostais e os neopentecostais são iguais, porém diferentes, residindo estas diferenças em detalhes, tendo faltado falar das diferenças do dízimo e do sexo. O dízimo para os pentecostais segue o que está na Bíblia (não que eu concorde, só estou dizendo que está lá) e para os neopentecostais também, com a diferença que dando o dízimo o fiel poderá exigir que Deus o recompense. Já relativamente ao sexo, os pentecostais dizem que ele só serve para reprodução e quem busca prazer sexual está se entregando ao demônio; já os neopentecostais vêem o prazer sexual como uma benção de Deus, desde que aconteça entre o marido e a esposa. 
Finalizando, os Mórmons, os Adventistas e as Testemunhas de Jeová, embora tenham nascido no protestantismo, geralmente não são considerados evangélicos, porque além da Bíblia, baseiam as doutrinas em escrituras modernas.

Como visto, há várias correntes evangélicas e, nem sempre uma concorda com a outra e ao contrário, como visto também, os históricos, os pentecostais e os neopentecostais discordam em muitas coisas entre si e olhe que todos estudam e pregam a mesma Bíblia, que segundo eles, é a Palavra de Deus e ao que eu saiba Deus não erra. 
Portanto diante destes fariseus neo pentecostais façamos o seguinte:

"  Sigamos a cruz, pois se tivermos fé com este símbolo venceremos."

                                                       
                     Brilhante aula sobre a Santa Madre Igreja
                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário