segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Uma receita petista para atrasos e custos extras

The Economist 

Erros movidos por ideologia, segundo a revista levaram a empresa ao buraco e com ela seus parceiros e o país. 



O monopólio da exploração dos campos de petróleo hoje é contraproducente, com a queda do preço desta matéria prima fica a pergunta,  como manter:o regime de partilha e não de concessão,sem contar o retrocesso perpetrado por Lula ao reestatizar a empresa.?



Como consequência desta reestatização, os governos petistas terem usado a Petrobras como veículo de política industrial fez com que não só ineficiências e desperdícios fossem criados, como também se abrisse um enorme ralo para escoar dinheiro da corrupção. "A política industrial expansiva do PT foi perniciosamente cara para o Brasil. Isolando a Petrobras da concorrência justo quando a empresa embarcou num dos maiores programas de investimentos do mundo provou ser um convite aberto ao roubo", 



E talvez o grande viés da esquerda atrasada nacional e seus sócios da direita cabocla, que é esta maldita política de conteúdo nacional, que fixou níveis altíssimos (acima de 65%) de uso de materiais e peças produzidos no país para abastecer a indústria naval. "Foi uma receita para atrasos e custos extras", afirma a reportagem, apontando que a falta de concorrência privou os estaleiros de economias de escala. claro que alguém enriqueceu com o atraso é evidente.


A receita para tirar a empresa do bolso dos petistas seria o Brasil desenvolver uma política que adeque a Petrobras aos interesses nacionais, e não àqueles de seus gestores e do partido de situação, o PT. "Isso significa reduzir o tamanho da empresa e colocá-la na competição por mercado", afirma. A Economist ainda recomenda que a empresa use o dinheiro do petróleo para melhorar sua competitividade, infraestrutura e pesquisa, para que os fornecedores se sintam atraídos para desembarcar no Brasil — e não obrigados a fazê-lo por uma imposição do Estado.

E com a oposição que o país tem fica difícil, e ainda não termos por aqui um partido que represente a Escola Austríaca e de Chicago na economia tradução um erdadeiro partido capitalista. continuaremos  sendo uma autarquia que pensa que é um país.

                              O que ocorreu com a economia brasileira, brilhante palestra

                                                                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário